São Paulo: 50 anos do Metrô esta exposição faz parte das comemorações

Seguros Promo

 

50 anos do Metrô esta exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do Metrô de São Paulo.

Ela foi idealizada para compartilhar com o público as peças do acervo da Companhia do Metropolitano que contam um pouco da história desse transporte e sua importância

Neste túnel você poderá viajar ao passado por meio de fotos, objetos e vídeos históricos, organizados em três tempos: A cidade antes do Metrô, Saindo do papel e a todo vapor. Em cada um deles foram abordados temas sobre tecnologia, infraestrutura, cultura, transformações urbanas, seus usuários e funcionários.Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-03

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-04

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-05

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-06

Ao final, você poderá experimentar a condução do trem da primeira frota do Metrô, o A35, em um mockup da cabine montado em tamanho natural, sentar-se sobre cubos com estatísticas e informações curiosas empilhados no ambiente e, ainda, visitar a maquete da rede atual que identifica as estações de metrô inseridas na escala da cidade.Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-07

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-08
Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-09
Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-10
O Metrô cresceu e construiu sua história com o apoio de todos os cidadãos.

Ao embarcar nessa viagem será possível conhecer os principais fatos que marcaram essa trajetória e que, com certeza, irão remeter você para suas próprias vivências na cidade. É o Metrô de São Paulo conectando e aproximando cada vez mais pessoas e lugares.

Em 1872, a Companhia de São Paulo funda as primeiras linhas de bonde movido por tração animal, circulando pelo atual centro histórico da cidade.

Porém, a industrialização e a modernização entrariam com força na cidade. Em 1890, o bonde elétrico Largo São Bento-Barra Funda é inaugurado, já pensado para resolver as crescentes carestias de locomoção entre o serviço e o domicilio, hoje tão dramáticas.

Em 1899, a São Paulo Tramway, Light & Company Limited, criada por investidores canadenses, vem para a cidade administrar a expansão das linhas elétricas, de gás e dos bondes.

A Light seria responsável pelos serviços por mais de 40 anos, ajudando a resolver os problemas crônicos das dores de crescimento da capital. “As ruas da pequena São Paulo de 1900 enchiam-se de fios e postes…Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-11

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-12

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-13

Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-14

A cidade tomou um aspecto de revolução. Todos se locomoviam, procuravam ver. E os mais afoitos queriam até ir à temeridade de entrar no bonde, andar de bonde elétrico!” 25 de maio de 1927, Oswald de Andrade.

Na metade do século XIX, a vila de São Paulo foi escolhida como um dos últimos pontos de paragem do café, que vinha do interior da Província rumo ao Porto de Santos.Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-15

O Pateo do Collegio e suas adjacências, como a Rua Direita, eram o centro no alto dos morros, evitando as margens alagadiças dos rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí. Hoje é difícil imaginar, mas São Paulo era povoada majoritariamente por indígenas e mulheres livres, visto que os homens dessa região se ocupava tradição bandeirista e tropeira sertanistas por conta da forte.Metro-Sp-Das-Trips-Leandro-Mikk-16

É por conta disso que aqui há uma revolução em 1865, quando chegam os trens de ferro da São Paulo Railway cortando o Brás e o Pari. Para melhor acompanhar seus negócios, O baronato cafeicultor se muda para o centro da capital e, com isso, vemos a chegada maciça da imigração europeia desembarcar na Hospedaria dos Imigrantes.

Booking.com

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.